Sindicato do Comércio Varejista, Atacadista e Distribuidor de Peças e Acessórios para Veículos e Comércio Varejista de Veículos no Estado do Paraná
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COMO EXPANDIR A SUA EMPRESA

Um dos principais objetivos de quem começa um negócio é expandi-lo no futuro. Aumentar o faturamento, abrir filiais, investir em outros ramos. São várias as metas e indicadores de crescimento de uma empresa.

 

Porém, mudar o patamar de um negócio não é uma tarefa fácil. Muitos empreendedores têm dificuldades na hora de dar o próximo passo, seja por falta de preparo, condições desfavoráveis do mercado ou aquele receio de arriscar uma expansão e não conseguir bancar.

 

Existem vários fatores que precisam ser pensados nesse momento. Primeiro, você precisa saber se a empresa está realmente pronta para uma expansão. Depois, avaliar os modelos possíveis de expansão e decidir qual é mais adequado para seu caso. E aí sim, vai ser hora de pôr a mão na massa e planejar a sua passagem para o próximo nível. Confira algumas dicas para se sair bem em cada um desses momentos:

 

Meu negócio está pronto para expandir?

 

Você certamente já conhece bem o mercado em que atua, mas nesse momento, uma análise de mercado é muito necessária. Alguns pontos são essenciais nesse estudo:

 

  • as transformações e tendências tecnológicas do ramo;

  • o comportamento atual dos clientes e as possíveis mudanças dele no futuro;

  • a atuação dos concorrentes;

  • a necessidade de produtos ou serviços complementares ao que você oferece.

 

Além de olhar para fora, você também precisa fazer uma análise interna do seu negócio. Para isso, há uma série de indicadores que te ajudam a entender se é hora de expandir:

 

  • o lucro médio nos últimos três anos;

  • a demanda e o feedback dos clientes;

  • a estrutura da sua empresa;

  • o tamanho, disposição e capacidade da sua equipe para encarar desafios maiores.

 

Todas essas informações são essenciais, para aumentar uma empresa. Uma forma de encontrar essas respostas é a análise S.W.O.T (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Um bom software de gestão contribui muito nesse momento, pois ele oferece todas as estatísticas de uma maneira muito mais fácil e precisa.

 

Qual é o modelo de expansão ideal para meu negócio?

 

De acordo com as características da empresa e as conclusões da sua análise interna e externa, você tem que optar pelo método mais adequado de expansão.

 

  • abrir uma filial é um dos principais caminhos, mas precisa ser muito bem pensado. A empresa deve vir de um lucro e crescimento constantes, e saber que administrar uma nova unidade vai custar mais;

  • trabalhar com franquias é outra estratégia. Para isso, você deve ter uma marca consolidada e tomar muito cuidado com a qualidade do produto ou serviço dos franqueados, já que a sua marca que será exposta. A vantagem é a divisão de algumas despesas entre você e os parceiros;

  • adquirir ou fazer uma fusão com outra empresa é possível também para pequenos negócios. Mas essa operação exige ainda mais estudo para encontrar o parceiro e os termos corretos para a operação;

  • licenciar o seu produto ou serviço, caso ele esteja bem consolidado, é uma opção barata e lucrativa de expansão. Para isso, basta registrar a marca e vender o direito de uso dela. Não há custos extras e você ainda fatura os royalties das vendas dos associados;

  • investir no e-commerce tem se tornado quase obrigatório para as empresas. Com um baixo custo, esse modelo traz maior alcance e relacionamento com os clientes, que cada vez mais têm preferido comprar online;

  • Diversificar as fontes de receita é outra opção. Algumas das possibilidades aqui são lançar uma linha própria de produto ou serviço e criar cursos ou palestras sobre o seu ramo.

 

Hora de planejar a expansão

 

Sabendo a situação da sua empresa e com o modelo de expansão definido, é hora de rever seu plano de negócio. Já ouviu falar da metodologia SMART? A sigla corresponde às palavras em inglês para específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Essas cinco qualidades precisam estar presentes nas suas metas.

 

Se você tem colaboradores, ofereça boas recompensas pelo atingimento das metas. Elas podem ser em dinheiro, prêmios ou dias de folga, por exemplo.

 

Esses são alguns dos principais caminhos para chegar ao crescimento da sua empresa. Lembre-se que um bom software de gestão é essencial nesse momento.

 

Se você deseja chegar a um novo nível com seu negócio, conheça as soluções da Spartacus! Entre em contato conosco e saiba como podemos contribuir com seu objetivo.

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