Compreender os processos de venda da sua empresa é fundamental para estar bem preparado para todas as etapas e estágios da venda, seja administração, recursos humanos, gestão de vendas, compras, fabricação, vendas, distribuição, etc até que o produto chegue às prateleiras e alcance seu principal objetivo.
E é essa a principal função que o funil de vendas propõe, essa clareza nas etapas de venda do seu produto, onde são estipulados processos, a fim de alcançar resultados. Ou seja, um funil de vendas resumidamente é o passo a passo para tornar o processo de venda do seu produto mais eficiente e claro.
O funil de vendas é uma metodologia que pode ser adaptada para a realidade de cada tipo de negócio. A partir do momento que se entende o que seu público alvo procura e necessita, é possível compreender todas as etapas que o seu possível cliente percorre, desde o contato inicial com a sua marca até o momento em que se fecha negócio.
Agora vamos conhecer melhor as etapas do funil de vendas
Embora o processo de compra de um cliente não seja completamente linear, ele passa por diversas etapas, desde o primeiro contato com o seu produto até o fechamento do negócio (compra). É importante lembrar que uma pessoa que já conhece seu produto está mais próxima da compra do que alguém que acabou de conhecê-lo.
Para que a empresa possa auxiliar o possível cliente, com as informações e conteúdos que ele precisa, é necessário saber em qual etapa do processo de compra ele está, o funil foi separado em etapas, são elas:
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Topo de funil:
Essa etapa tem como principal objetivo criar a atração dos possíveis clientes (leads) sob a empresa. Neste processo é importante que a empresa forneça um bom serviço, se diferenciando das outras. Um bom site, presença nas redes sociais, boa apresentação do seu produto, pode ser o diferencial para a conversão do lead.
O marketing digital é um recurso utilizado nessa etapa, trabalhando o desenvolvimento do relacionamento com o possível cliente.
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Meio do funil:
Aqui é a fase para conhecer melhor o cliente, quais são as suas necessidades, o que é decisivo para a tomada de decisão final da compra. É importante que a empresa mostre sua relevância e valor para o cliente, gerando conhecimento e confiança.
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Fundo do funil:
Esta é a etapa destinada a fechar negócios com o cliente e vender seu produto. A negociação deve ter uma proposta de venda atrativa, a fim de converter o lead em cliente.
Por que o funil de vendas é importante?
O funil de vendas é importante para que sua empresa potencialize as vendas e gere mais oportunidades de venda para seu negócio. A gestão do negócio por meio do funil permite uma maior otimização do processo, trazendo melhorias e benefícios.
Com a clareza de quantas pessoas estão em cada etapa há uma melhoria no aproveitamento das oportunidades de conquista de mais clientes. Essa clareza para sua equipe permite que a relação com o cliente seja melhorada, pois se tem a noção de como e quando abordar o cliente.
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