Sindicato do Comércio Varejista, Atacadista e Distribuidor de Peças e Acessórios para Veículos e Comércio Varejista de Veículos no Estado do Paraná

Como descobrir o perfil do cliente ideal (ICP)?

Independentemente do seu porte e do ramo de atuação, todas as empresas precisam definir o perfil do cliente ideal, também conhecido como ICP, que, em inglês significa ideal customer profile. Por melhor que seja seu produto ou serviço, ele será mais bem reconhecido e aproveitado por pessoas dentro desse perfil determinado.

Ao definir o ICP, você conta com um dado importante para definir estratégias mais assertivas. Quando a empresa define seu posicionamento, atinge objetivos com mais facilidade, tem clientes mais satisfeitos e, consequentemente, mais lucros para a empresa.

Diferentemente de uma “buyer persona”,  o ICP se refere a um grupo amplo de pessoas. Assim, estabelece-se um perfil com base em informações de mercado e com dados dos seus clientes atuais — levando em consideração o ticket médio, o ciclo de vendas, o engajamento com a marca, o tempo de mercado (em caso de empresas B2B) etc.

ICP é o mesmo que público-alvo?

Apesar de semelhantes, assim como a persona, o ICP é diferente de público-alvo. Este, necessita de informações um pouco mais específicas. Para defini-lo, faz-se um recorte demográfico, comportamental e socioeconômico daquelas pessoas que consomem seus produtos e serviços. 

Já a  buyer persona trata-se de “personagem” que resume o cliente ideal, com características bem detalhadas. Seria como conversar com um consumidor que acabou de fazer uma compra em sua empresa e é válido principalmente para empresas B2C.

Como descobrir o perfil do cliente ideal para o meu negócio?

O ICP precisa ser definido a partir de dados, pois quanto mais fiel, mais próximo do cliente ideal você estará. Para realizar o levantamento importante para você, verifique os seguintes aspectos, pois com essas informações, é possível começar a delinear seu ICP com clareza e assertividade.

Após isso, leve em conta os seguintes aspectos:

  • Porte da empresa;
  • Estrutura ou capacidade do negócio;
  • Segmento de atuação;
  • Ticket médio;
  • Ciclo de vendas;
  • Desempenho mercadológico; 
  • Maturidade digital;
  • Organização da equipe;
  • Quadro decisório (quais executivos o compõem, quais cargos ocupam etc.); lifetime value (ltv).

Ainda, identifique os pontos em comum entre os clientes através do histórico dos consumidores, padrões que se repetem, bem como necessidades em comum que os clientes resolvem o seu produto ou serviços.

Por fim, defina metas e objetivos que devem ser alcançados dentro de determinado período. Com isso, você direciona seus esforços para as pessoas certas, que te ajudarão a alcançar o que deseja.

Estude seus clientes com atenção, pois estes dados vão lhe dar o suporte para aumentar as taxas de conversão e mais assertividade no alcance das metas.

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