MANUAL

CONHEÇA O SEU SINDICATO

POR QUE ESTE É “MEU SINDICATO”?

Porque é o legítimo representante da categoria do comércio automotivo no Estado do Paraná. Com mais de 60 anos de existência, o SINCOPEÇAS-PR foi fundado por empresários do ramo. Inicialmente com base apenas em Curitiba, e a partir de 1969 em todo o Paraná.
Juridicamente o Sindicato se define como uma sociedade civil, integrante do Sistema Confederativo de Representação Sindical do Comércio, a que se refere o art. 8º, inciso IV, da Constituição Federal. E é o órgão de coordenação, estudo e defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais do comércio do setor automotivo em todo o Estado do Paraná, salvo no que concerne às concessionárias e distribuidoras de veículos, as quais possuem representação própria.
No que se refere à base territorial de nossa representação, as únicas exceções são os municípios de Cascavel, Sto. Antônio da Platina e Paranavaí, os quais são representados por Sindicatos próprios.

Dois aspectos importantes, característicos de entidades como o SINCOPEÇAS-PR:

1) O Sindicato não pode distribuir lucros;

2) Seus diretores, conselheiros e representantes não recebem remuneração a qualquer título, nem mesmo compensações materiais pelo exercício de seus cargos.

PARA QUE SERVE O SINDICATO?

O Estatuto do SINCOPEÇAS-PR, no seu artigo 2º, define as suas finalidades, a saber:

  1. a) Celebrar convenções coletivas de trabalho com entidades sindicais dos empregados;
  2. b) Defender os princípios da livre iniciativa, da liberdade de comércio e do direito de propriedade;
    c) Representar o comércio automotivo em juízo ou fora dele, defendendo seus direitos e interesses;
  3. d) Eleger ou designar os representantes dos comerciantes na composição de Órgãos, Conselhos, comissões ou entidades em que devam estar representados;
  4. e) Estabelecer e arrecadar contribuições de seus associados, nos termos do Estatuto, bem como arrecadar do comércio automotivo em geral as contribuições permitidas em lei;
  5. f) Promover atividades culturais, técnicas e econômicas de interesses de seus representantes;
  6. g) Pugnar pela coesão entre seus representantes e pela lealdade na concorrência entre eles; Além disso, o Sindicato deve ainda incentivar a sindicalização, e manter boletim informativo periódico, de circulação gratuita e dirigida a toda a base.

QUEM SÃO OS DIRIGENTES DO SINDICATO?

Conforme dispõe o Estatuto, o SINCOPEÇAS-PR tem a seguinte estrutura administrativa:
a) Assembleia Geral
b) Diretoria
c) Conselho Fiscal.

  1. ASSEMBLÉIA GERAL
    Toda empresa vinculada ao Sindicato em decorrência de seu ramo de atividade pode tornar-se ASSOCIADA e, assim, passar a decidir ativamente sobre os destinos do mesmo. São as empresas associadas que compõem a Assembleia Geral, poder soberano no comando do Sindicato. A Assembleia Geral do SINCOPEÇAS-PR reúne-se ordinariamente duas vezes no ano, em março, para aprovação do relatório da Diretoria e em novembro para aprovação do orçamento para o exercício seguinte. Em caráter extraordinário a Assembleia se reúne para aprovação das Convenções Coletivas de Trabalho e de outros assuntos a ela submetidos, por iniciativa da Diretoria, do Conselho Fiscal ou das próprias empresas associadas.
  2. DIRETORIA
    Composta de sete Diretores Efetivos e sete Suplentes, a Diretoria é responsável pela condução administrativa do Sindicato. Sua composição é a seguinte: Presidente; 1º Vice-Presidente; 2º Vice-Presidente; 1º Secretário; 2º Secretário; 1º Tesoureiro; 2º Tesoureiro. Os Suplentes assumem o lugar dos titulares na ausência ou impedimento de qualquer deles.
  3. CONSELHO FISCAL
    É o órgão responsável pelo acompanhamento da Diretoria, no que concerne à sua atuação, principalmente quanto à parte econômico-financeira. Também o Conselho é formado de Efetivos e Suplentes, três de cada. O Conselho se reúne obrigatoriamente duas vezes por ano, a primeira para apreciar e aprovar as contas apresentadas pela Diretoria relativas ao ano findo e a segunda para aprovar o orçamento desta para o exercício seguinte. Além disso, se reunirá sempre que convocado pelo Presidente, para apreciação de assuntos de interesse do Sindicato e que, por determinação estatutária, devam passar pelo seu crivo.

QUEM ADMINISTRA O DINHEIRO?

É a Diretoria quem administra o dinheiro do Sindicato. Mensalmente um balancete é elaborado e aprovado pela Diretoria. Anualmente a Assembleia Geral Ordinária aprecia o relatório patrimonial e financeiro da Diretoria, após exame e parecer do Conselho Fiscal.
No final de cada exercício, a Diretoria convoca a Assembleia Geral para apreciação e votação da proposta orçamentária para o exercício seguinte.

QUEM ADMINISTRA O PATRIMÔNIO?

O patrimônio do Sindicato é composto de seus bens móveis e imóveis, máquinas, equipamentos e outros bens, além dos recursos em moeda disponíveis em caixa, bancos e aplicações.
A alienação de bens imóveis depende de aprovação de Assembleia Geral especialmente convocada.

O QUE O SINCOPEÇAS-PR OFERECE AO ASSOCIADO?

Você viu no título “PARA QUE SERVE O SINDICATO?” a enumeração do artigo 2º do Estatuto do SINCOPEÇAS-PR, definindo suas finalidades. Vejamos a cada uma em particular, para que você saiba o que o seu Sindicato faz por sua empresa:

  1. a) CONVENÇÕES COLETIVAS

Quando a Convenção Coletiva de Trabalho que regulamentará as relações entre sua empresa e seus empregados durante um ano inteiro é fechada e disponibilizada em nosso site, é difícil imaginar a quantidade de esforço necessário para se chegar a um consenso.
Inicialmente esclarecemos que o SINCOPEÇAS-PR negocia anualmente com 42 entidades sindicais representativas de empregados no comércio e de categorias diferenciadas – motoristas e motociclistas – distribuídas nas datas-bases de maio, junho, julho, mesas redondas e reuniões com os sindicatos obreiros, reuniões de diretoria para deliberar, assembleias convocadas para homologar, consultas a Sindicatos coirmãos, e outros passos são necessários para que, ao final, o resultado seja satisfatório para todos os envolvidos e principais interessados – empregadores e empregados.
O processo de negociação começa normalmente por uma PAUTA DE REINVIDICAÇÕES que o Sindicato dos Empregados remete ao Sindicato patronal. Essa pauta, extensa, detalhada, contém uma grande quantidade de cláusulas. Muitas propostas são colocadas e a dificuldade está em atender a todas as que representem conquistas legítimas do trabalhador, de indiscutível caráter social, sem que a Empresa fique demasiadamente onerada.
Ressalta-se que, na hipótese de as negociações falharem o Sindicato obreiro somente poderá ir a dissídio, com a concordância do SINCOPEÇAS-PR. A partir dela é que o Tribunal decidirá sob os pontos discordantes.
O que se procura, pois, é o consenso. Respeitar conquistas obtidas pelos trabalhadores e adequar as cláusulas econômicas ao máximo possível diante das circunstâncias de uma economia em transição, recessiva em alguns setores, descapitalizada e onerada por custos financeiros exorbitantes.

  1. ASSISTÊNCIA JURÍDICA
    Dois escritórios de advocacia altamente especializados estão permanentemente à disposição do Sindicato: Na área trabalhista, o Escritório do Dr. Júlio Assumpção Malhadas, advogado e ex-Juiz do Trabalho de renome nacional, presta assistência direta ao SINCOPEÇAS-PR nas questões sindicais concernentes e responde às consultas formuladas pelas empresas associadas quanto aos problemas trabalhistas. No que concerne ao Direito Tributário e Empresarial, o Escritório Augusto Prolik, especializado na matéria, com uma equipe de advogados altamente especializados, também está à disposição de nossos Associados.
  2. DEFESA DOS PRINCÍPIOS
    Ao longo de sua história de mais de 50 anos de sua fundação, o SINCOPEÇAS-PR teve oportunidade de se manifestar muitas vezes na defesa dos princípios da livre iniciativa, da liberdade do comércio e do direito de propriedade. Sempre que as convulsões políticas, próprias de uma democracia em fase de amadurecimento, colocaram em perigo os valores adotados pela classe empresarial, nosso Sindicato assumiu posições corajosas em sua defesa. A par disso, o Sindicato tem atuado de maneira firme junto aos poderes públicos em questões do mais alto interesse da categoria: Reforma Tributária, Renovação de Frotas, Inspeção Veicular e Desmanches de Veículos são temas tratados diariamente pela Diretoria, com remessas de correspondências às autoridades e à classe política (Senadores, Deputados Federais e Estaduais) e participação de Comissões (como foi o caso da regulamentação dos desmanches e comércio de peças usadas).
  3. REPRESENTAÇÃO EM JUÍZO
    O SINCOPEÇAS-PR não se omitiu na defesa dos interesses de seus filiados. Sempre que as circunstâncias exigiram, ingressou em juízo, postulando ou contestando na busca de decisões justas em favor da classe. No foro trabalhista ou no foro comum, fez-se presente sempre que necessário.
  4. ELEIÇÃO OU DESIGNAÇÃO DE REPRESENTANTES
    Normalmente o SINCOPEÇAS-PR elege seus Representantes junto à Federação do Comércio do Paraná, da qual somos um dos fundadores e filiados. Também em outros órgãos onde a representação se faz necessária, nosso Sindicato designa pessoas de sua escolha, por Assembleia ou pela Diretoria.
  5. ATIVIDADES CULTURAIS, TÉCNICAS E ECONÔMICAS
    O SINCOPEÇAS-PR tem promovido vários eventos de caráter cultural, técnico e/ou econômico do interesse de seus representantes. Conferências, palestras e cursos vêm sendo realizados visando à discussão dos temas da atualidade econômica e comercial brasileira, com enfoque centrado na problemática específica do comércio automotivo.
    Na área de formação e aperfeiçoamento profissionais, o SINCOPEÇAS-PR tem promovido Cursos e parceria com instituições de educação profissional – SENAC – e empresas, no intuito de possibilitar o desenvolvimento profissional e técnico do pessoal.
  6. COESÃO ENTRE SEUS REPRESENTANTES
    A integridade ética e profissional e a união dos empresários são a preocupação permanente do SINCOPEÇAS-PR. A lealdade, como princípio básico para a prática da livre concorrência, é estimulada como a “regra do ouro” para a manutenção da unidade e do companheirismo.
  7. COMUNICAÇÃO
    O SINCOPEÇAS-PR mantém seu SITE www.sincopecaspr.com.br, www.facebook.com/sincopecaspr, além de manter, também, um portal de notícias diversificadas, que pode ser acessada em nosso SITE, a fim de manter-se em permanente contato com as empresas filiadas, informando-as sobre as atividades sindicais, orientando-as nos vários assuntos de seu interesse, estimulando-as a participarem do Sindicato e a usufruírem seus benefícios. Sempre que há necessidade de transmitir rapidamente informações do interesse da classe, o Sindicato o faz pelo correio eletrônico, mantendo seus Associados sempre atualizados com os assuntos de interesse jurídico e comercial. Nossa home page – www.sincopecaspr.com.br – contém informações de utilidade, inclusive as Convenções Coletivas de Trabalho renovadas anualmente.

QUEM É QUEM NO SINCOPEÇAS–PR?

CARGO NOME
Presidente Ari dos Santos
1° Vice Presidente Evandro Maldonado
2° Vice Presidente Evaldo Koster
1° Secretário Wanderlei Antônio Nogueira
2° Secretário Mauro Kiyoshi Hagi
1° Tesoureiro Nereu Luiz Piovezan
2° Tesoureiro José Dirceu dos Santos
Suplente Hirverton Pedro
Suplente Cesar Luiz Lançoni Santos
Suplente Jurez Berti Frizzo
Suplente Luiz Carlos Bianchi
Suplente Pedro Ricardo Schwingel
Suplente  Luiz Agnaldo Espada

CONSELHO FISCAL

Efetivo Moacir Moro
Efetivo Nelson Gimenes
Efetivo Ana Pacce
Suplente Alfredo Max Sauberlich
Suplente Fábio Pegoraro

DELEGADOS JUNTO AO CONSELHO DA FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO VAREJISTA DO ESTADO DO PARANÁ

Efetivo Wanderley Antonio Nogueira
Efetivo Juarez Berti Frizzo
Suplente Luiz Carlos Bianchi
Suplente Alfredo Max Sauberlich

A atual Diretoria e Conselho Fiscal foram eleitos em 12 de fevereiro de 2014 e empossados no dia 26 do mesmo mês, para um mandato de quatro anos, previsto seu término em fevereiro de 2018. Os empresários representantes das Empresas Associadas perante o Sindicato poderão candidatar-se a qualquer cargo, desde que tenham pelo menos um ano de associação.