VISITA AO 1º SICREDI EM NOVA PETRÓPOLIS

“Sr. Genésio Francisco Guariente, sempre fascinado pelo brilhantismo da grandeza do sistema Cooperativo, e tendo o privilégio profissional de participar dos primeiros passos da criação da Cooperativa de Crédito SICREDI SINCOCRED, promovendo-a no mercado de autopeças de Curitiba e região, de porta a porta, durante os primeiros 5 anos de sua criação, alimentava a esperança de um dia ir visitar a cidade do nascedouro deste grande sistema de crédito SICREDI.

Esse dia, finalmente, chegou final do ano passado!

Segue algumas fotos de sua visita ao núcleo central de onde tudo começou, num pequeno vilarejo, no meio de uma floresta, conservado em sua essência na cidade de NOVA PETROPOLIS-RS, com visíveis faltas de recursos disponíveis no início de 1900.

Ficou deslumbrado com os feitos de um Padre suíço, THEODOR AMSTAD, diante daqueles pequeníssimos recursos, hoje, inimagináveis, à época, há mais de 100 anos atrás, se comparado com o desenvolvimento tecnológico existente nos dias atuais e, a se perguntar:

Em que escala de grandeza podemos colocar um idealista da envergadura do Padre THEODOR AMSTAD?

A resposta encontrada foi lembrar das duas máximas do famoso pensador e comediante do cinema mudo, CHARLES CHAPLIN, que disse:

“Os maiores feitos da humanidade nasceram daquilo que parecia impossível”, ou:

“Minha fé é no desconhecido, em tudo que não podemos compreender por meio da razão. Creio que o que está acima do nosso entendimento é apenas um fato em outras dimensões e que no reino do desconhecido há uma infinita reserva de poder”.

Fotos da visita: