Visita do Sr. Rodrigo Carneiro – Diretor da Barros Distribuidora, e presidente interino do SICAP e diretor da ANDAP, de São Paulo em nossa sede, dia 16 de agosto de 2017

Sr. Rodrigo Carneiro, em sua apresentação, abordou vários aspectos sobre mercado e, especificamente sobre gestão administrativa e financeira, a visão comercial que o mercado está a exigir, em função das mudanças de perspectivas de mercado no campo da tecnologia e exigências do próprio consumidor.

IMG_20170816_142124476

Enfatizou que o foco se chama: CONSUMIDOR.

Se até hoje não nos preocupamos com isso, atualmente, e para os próximos dias que se avizinham será fator preponderante para os nossos negócios.

Primeiro, citou que as margens de contribuições estão cada vez mais baixas e, na contrapartida as despesas fixas aumentando cada vez mais, obrigando as empresas a aumentar as vendas, com a necessidade de aumento de capital de giro, para cobrir o ponto de equilíbrio. Se isso não ocorrer é trabalhar no vermelho.

Um dos aspectos relevantes que ocorre com a maioria do nosso mercado de varejo, é a falta de mensuração dos custos sobre a logística de venda, isto é, a cultura que o mercado, principalmente, de varejo propiciou aos seus consumidores/oficinas: entrega na casa do cliente sem cobrar taxa de entrega.

As empresas utilizam o serviço de entrega através de motociclistas, sem medir o percentual do custo do motociclista pela quantidade de entrega que ela faz verso o resultado dessa venda.

Exemplo: o motociclista, digamos, custa R$4.000,00/mês e entrega/mês R$30.000,00, para uma margem de contribuição de 30% (custa 100 e vende por 142,85). Se considerar custo da mercadoria e demais despesas sobre venda, certamente esse montante de venda dará prejuízo.

É preciso que as empresas se debrucem nesse estudo porque poderão estar trabalhando com prejuízo, sem se dar conta.

IMG_20170816_142103406